Lolô e Lili no sítio do seu Lobato

Acompanhe a história de Lolô e Lili no sítio do seu Lobato, contada pela professora Rosana Carvalho, e aprenda a fazer alguns personagens com papelão.

KIZOA-Movie-Maker-3k6pm8sp.mp4

Agosto Laranja

O Agosto Laranja é um mês dedicado à prevenção de deficiências, onde as Apaes de todo o país promovem ações para conscientizar sobre a importância de alguns cuidados para diminuir a ocorrência de novas deficiências, tanto no nascimento quanto ao longo da vida. Além disso, a iniciativa busca identificar os casos que necessitam de intervenção precoce.

Fonte: Rádio Videira

WhatsApp Video 2020-08-28 at 18.17.26.mp4


WhatsApp Video 2020-08-31 at 10.58.08 (1).mp4


A Importância da Rotina

A rotina é importante para todas as crianças , mas para as crianças especiais é de fundamental.

Importante para sua autorregulação ( seu controle emocional). Dá estabilidade e segurança, facilita e liberta a criança do estresse que uma rotina desestruturada causa.

Crie uma rotina com seus filho(a), estabelecendo uma sequência de atividades para que se sinta seguro, assim também ele perceberá que cada atividade exige um tempo para ser realizada.

Além disso, também podem, eventualmente, apresentar comportamentos disruptivos ao pedirem por certa atividade de interesse (por exemplo, parque,) e não terem acesso a ela por conta de outros compromissos naquele momento.

O quadro visual tem muitas funções e pode ser utilizado para desenvolver diversas habilidades e a criança poderá aprender:

  • Noções temporais;

  • Noções de sequenciamento;

  • Noções organizacionais;

  • Noções de sequência lógica dos fatos;

  • Melhor aceitação das regras;

  • Noções de previsibilidade;

  • Entre outras situações relevantes.

É importante fazer um quadro visual, com a sequência das atividades.

Vocês podem fazer com desenhos ou com fotos dos seus filhos fazendo as atividades e depois coloquem a sequência. E sempre ir falando com eles sobre cada atividade desenvolvida

ATIVIDADES.docx
41685_orientacoes_as_familias_de_criancas_e_adolescentes_com_autismo_em_tempos_de_coronavirus.pdf
Cartilha- Orientação para famílias de crianças com deficiência 1.pdf

Importância das atividades lúdicas

A atividade lúdica é uma importante fonte de aprendizado trazendo informações sobre os interesses das crianças, suas interações, suas habilidades de adaptação às regras, etc...

Com base nessas observações, o educador tem a oportunidade de programar atividades pedagógicas direcionadas.

WhatsApp Video 2020-04-23 at 21.31.34 (2).mp4
grampo-pote-iogurte.mp4
pizza-numeros.mp4
Autismo como apresentar aos alunos-1

Tangram

O Tangram serve para estimular a criatividade, raciocínio lógico das crianças, desenvolve a capacidade de concentração, orientação espacial e coordenação motora.

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente.


Arquivos

Vídeo

Sobre Libras.mp4

Vamos Apreender Sobre Libras

Sugestões

Desenho Daniel Tigre em Português

Um desenho muito legal, mostra bons comportamentos. Através do desenho as crianças terão exemplos de comportamento adequados para várias situações do dia a dia.