Bem-vindos

Crianças bem pequenas

As crianças bem pequenas encontram-se em processo de transição de sua condição de bebê para uma situação de independência de movimentos, aquisição de mais autonomia e desenvolvimento da linguagem oral. Esses aspectos interferem significativamente na condução das propostas pedagógicas para as crianças. Elas estão em processo de reconhecimento de si mesmas e do outro, tudo é explorado e manipulado, demonstram equilíbrio e flexibilidade, correm, pulam, sobem e estão em constante busca do novo. Planejar espaços, tempos e materiais, organizar ambientes onde as brincadeiras e as interações ocupam o foco do processo de aprendizagem e de desenvolvimento é primordial para esse grupo etário.

Ed. Física

Corrida do ovo na colher

Corrida do ovo na colher

Essa atividade tão conhecida é muito divertida, aqui vai ficando mais difícil, assim com

o objetivo de trabalhar a coordenação motora, agilidade, equilíbrio e velocidade.

Vamos lá!

Jogo das mãos

Jogo eletrônico para desenvolver coordenação óculo-manual, atenção, agilidade, concentração e para diversão. Agora é só brincar.

Quadrado dos comandos

O jogo do quadrado dos comandos tem por objetivo trabalhar atenção, noção espacial, lateralidade e equilíbrio. Os comandos podem aumentar de dificuldade de acordo com desenvolvimento motor de cada criança, por exemplo, os familiares podem criar as suas próprias diversificações usando a criatividade e principalmente construindo um jogo mais atrativo para os participantes. Clique no botão abaixo e se divirta com seu filho (a).

Rio do Jacaré

Essa é uma brincadeira tradicional. Porém realizamos de uma maneira completamente lúdica, a qual promove o encantamento da criança e a efetiva participação!

https://www.youtube.com/watch?v=1MNZWJ1mruQ

WhatsApp Video 2020-06-28 at 21.53.29.mp4

Pé e mão

Para exercitar a coordenação motora ampla e fina e dar noções de lateralidade, você pode confeccionar para essa atividade mãos e pés. Usando sua criatividade e envolvendo a criança na confecção, contornando e recortando ou simplesmente desenhando no chão. Depois de prontos é só colocar no chão e é só se divertir.

Artes

um amor de família.mp4
um amor de família livro 1.pdf

Ed. Física

WhatsApp Video 2020-06-14 at 23.02.13.mp4

Vamos fazer um jogo! Nosso objetivo será manipular diferentes objetos: pegar, lançar, pintar e brincar. Seguindo orientações como: em frente, atrás, no alto, em cima, embaixo, dentro e fora. Então vamos precisar de uma caixa de papelão, que pode ser de pizza, rolinhos de papel higiênico, fita adesiva ou cola, uma bolinha que pode ser feita de papel. E se você quiser colorir pode usar tintas e pincéis, ou lápis de cor. Agora é só assistir o vídeo e brincar.

Ed. Física

Vamos fazer uma atividade que acontece em todas as casas, mas em forma de circuito. Onde vamos desenvolver habilidades manuais e explorar formas de deslocamento no espaço.

Então é só pegar uns calçados, amarrar um fio e partir para brincadeira!

WhatsApp Video 2020-05-25 at 10.56.14.mp4

Vamos fazer um jogo! Nosso objetivo será manipular diferentes objetos: pegar, lançar, pintar e brincar. Seguindo orientações como: em frente, atrás, no alto, em cima, embaixo, dentro e fora. Então vamos precisar de uma caixa de papelão, que pode ser de pizza, rolinhos de papel higiênico, fita adesiva ou cola, uma bolinha que pode ser feita de papel. E se você quiser colorir pode usar tintas e pincéis, ou lápis de cor. Agora é só assistir o vídeo e brincar.

A mulher do sapo.pptx
Apresentação sem título.pptx
ATIVIDADE DE AREIA CASEIRA.pdf
Apresentação sem título(1).pptx

Vídeos

Meu filme (Ana Clara aluna de Araquari Pré I).mp4
Vídeo Atividade Escravos de Jó.mp4
Deslocar o corpo no espaço.mp4
Explorar formas.mp4
video 1 inicio.mp4
video 2 meio.mp4

Ciranda da literatura

Crianças bem pequenas .docx
vídeo Regi

Ed. Física

VID_20200508_101320424.mp4
VID-20200426-WA0008.mp4

2ª quinzena (27/04 a 11/05)

Crianças bem pequenas.pptx

Artes

Educação Física

VID-20200402-WA0020.mp4

Que tal juntar meias coloridas e partir para a brincadeira?

Vídeos

1 Vamos construir uma aranha_.mp4

Prezada família, aproveitem o momento para construir uma aranha com as crianças.


2 Vamos construir uma peteca_ (1).mp4

Família, vamos construir uma peteca e viver esse cotidiano com a criança.


3 Vamos movimentar o corpo.mp4

Momento de movimentar o corpo e reconhecer cores.


1ª quinzena (13/04 a 27/04)

Contação de Histórias

Contação de História: Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque

Objetivo de aproximar as crianças e trazer alegria e magia através de histórias. ♥

O passarinho que engoliu uma estrela

Ser diferente as vezes não é nada fácil, é assim que se sentiu o passarinho, após ter engolido uma estrela e se tornado diferente dos outros pássaros. Escritora Laurie Cohen.

Festa no salão

Dani Caquinha é uma menina que adorava cutucar e comer a catota do nariz. Com rimas e animação, esse livro descreve esse hábito um tanto nojento, mas que ao mesmo tempo faz com que simpatizemos com a personagem. Escritor Sérgio Biscaldi.

O minhoco apaixonado

O minhoco apaixonado é a história de um minhoco meio atrapalhado, que ganha um presente muito especial. Escritora Alessandra Pontes Roscoe.

O vestido Azul

Julia era uma menina que se sentia triste e infeliz, porém o professor dela tem uma ideia que revoluciona não só a vida da menina, mas também de muitas outras

pessoas! Escritor desconhecido.

O homem que amava caixas

Essa é a história de um homem que tem uma mania um pouco estranha, mas é através dela, que ele consegue expressar o amor pelo seu filho. Escritor Stephen Michael King


Pitunça - Conto de acumulação

O conto de acumulação Pitunça faz parte do acervo de histórias de tradição oral que minha bisavó Carmem contava para a família. Procurei bastante sobre sua origem, porém não achei. Como nossa bisa veio da Espanha, achamos que tenha trazido esta história de lá. Contos de acumulação, assim como já passei pra vocês, são aqueles que tem um assunto que puxa o outro e outro.... Esse se mostra da forma bem clássica, com a repetição dos elementos e seguindo sempre a mesma sequência. As crianças adoram isso! Contei utilizando as imagens e o varal, pois dessa forma trabalhamos, além da memória auditiva, também a visual das crianças. Para contadores sem muita experiência, essa técnica facilita a contação. Você em casa, pode desenhar e pintar as imagens junto com as crianças antes de contá-la. A Bisa Carmem contava pra vó essa história que estava na sua caixola, que contava pra mãe e pra tia, que contava pra mim, pra mana e pros primos, que contamos pros nossos filhos e eu conto pra vocês.

Sr. Mané e Sr. José - Brincadedo- História de brincar

Trouxe hoje uma outra história de Brincar. Nesse tipo de histórias utilizamos somente os gestos para contá-las e apesar de serem indicadas para o público das crianças menores, por sua curta duração, as crianças maiores adoram brincar, decorar e contar para os menores e toda a família. Assim como o outro brincadedo que já trouxe aqui, aprendi esse na época que lecionei na escola Waldorf, pois esse é um tipo de histórias muito comum no jardim de infância.

A tromba do elefantinho - Lenda africana

Hoje trouxe pra vocês uma lenda africana que conheci através da contadora de histórias Ilana Kaplan. Essa lenda conta como os elefantes (conhecidos por lá como

AJANAKU) começaram a ter essas trombas tão compridas como conhecemos hoje em dia. As lendas são histórias de tradição oral que passam de geração em geração.

Surgiram há muitos anos atrás, quando os povos antigos não conseguiam explicar muitas coisas que aconteciam e criavam suas lindas narrativas. As lendas trazem

histórias diferentes de acordo com os povos que as criaram, suas crenças, suas tradições e vivências.

O Porquinho do vovô - Contos desenhados

A história que eu trouxe hoje é do livro "Contos desenhados" de Per Gustavson publicado pela Ed Callis. Ela traz uma forma divertida de contarmos histórias brincando. As crianças gostam muito, pois quando começam a perceber o desenho já querem logo dizer o que vamos achar no final. Outra ideia criativa ao contarmos esse tipo de histórias é dizermos o nome dela somente no final, pra ver se eles adivinham. Depois dessa história vocês podem pintar o desenho com as crianças, perguntar sobre o que acham que tem na fazenda, cantar canções com os bichinhos da fazenda, imitar o som e os movimentos dos animais.... iiiii! Tem pano pra manga depois dessa! Vamos lá? 1,2,3 Tem história e desenho dessa vez!

Ed Física

VID-20200331-WA0009.mp4

Explicação

VID-20200331-WA0018.mp4

Bolinhas de sabão

VID-20200331-WA0011.mp4

Mini-circuito

VID-20200331-WA0019.mp4

Sons do nosso corpo

VID-20200331-WA0017.mp4

Festival de Careta

VID-20200331-WA0033.mp4

Meditação do lobo mal