Prezados alunos, pais e responsáveis

Está disponível neste espaço virtual a oitava apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “As diferentes formas de comunicação e tecnologia”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 8

Tema: As diferentes formas de comunicação e tecnologia

Pré 1 - Comunicação e tecnologia.pdf

Apostila 7

Tema: Aqui é meu lugar


PRÉ 1 - Aqui é meu lugar.pdf

Apostila 6

Tema: O Mundo das Plantas


PRÉ 1- Mundo das Plantas (1).pdf

Educação Física

Amarelinha das plantas

Projeto O mundo das plantas pdf - prof Vanessa.pdf

Corrida do ovo na colher

Corrida do ovo na colher

Essa atividade tão conhecida é muito divertida, aqui vai ficando mais difícil, assim com

o objetivo de trabalhar a coordenação motora, agilidade, equilíbrio e velocidade.

Vamos lá!

Jogo das mãos

Jogo eletrônico para desenvolver coordenação óculo-manual, atenção, agilidade, concentração e para diversão. Agora é só brincar.

Arte

Tarsila e a paisagem sonora

Uma viagem pelas paisagens da pintora e os possíveis sons que teriam: a cidade, o campo, a fazenda, o brejo, o cais, a noite...

Conheça mais sobre a vida e a obra da Tarsila no site da artista. O link encontra-se abaixo.

http://tarsiladoamaral.com.br/

Prezados alunos, pais e responsáveis

A partir de hoje, está disponível neste espaço virtual a quinta apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “Mundo dos Animais”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 5

Tema: O Mundo dos Animais

PRÉ 1.pdf
Anexos pré 1.docx

"Os Músicos de Bremen" (vídeo integrado à Apostila 5, disciplina de Ciranda da Literatura)

História Os Músicos de Bremen - OK.mp4

Apostila 4

Tema: Histórias que o povo conta

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_PRE_01____270und.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ed. Física

Quadrado dos comandos

O jogo do quadrado dos comandos tem por objetivo trabalhar atenção, noção espacial, lateralidade e equilíbrio. Os comandos podem aumentar de dificuldade de acordo com desenvolvimento motor de cada criança, por exemplo, os familiares podem criar as suas próprias diversificações usando a criatividade e principalmente construindo um jogo mais atrativo para os participantes. Clique no botão abaixo e se divirta com seu filho (a)!

Apostila 3

Tema: Fazer o bem sem olhar a quem

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_PRE-01.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 13/07 até dia 17/07 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (13/07) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (13/07) – 1º Anos

3º Feira (14/07) – 2º Anos

4º Feira (15/07) – 3º Anos

5º Feira (16/07) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (14/07)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (15/07) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (16/07) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07) - 2º Anos

4º Feira (15/07) - 3º Anos

5º Feira (16/07) - 4º Anos

6º Feira (17/07) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07)- 2º Anos

4º Feira (15/07)- 3º Anos

5º Feira (16/07)- 4º Anos

6º Feira (17/07)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (14/07) – 4º Anos

4º Feira (15/07)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (13/07) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (14/07)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (15/07)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (13/07)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (14/07)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Atividades Complementares

Ed. Física

Rio do Jacaré

Essa é uma brincadeira tradicional. Porém realizamos de uma maneira completamente lúdica, a qual promove o encantamento da criança e a efetiva participação!

WhatsApp Video 2020-06-28 at 21.53.29.mp4

Pé e mão

Para exercitar a coordenação motora ampla e fina e dar noções de lateralidade, você pode confeccionar para essa atividade mãos e pés. Usando sua criatividade e envolvendo a criança na confecção, contornando e recortando ou simplesmente desenhando no chão. Depois de prontos é só colocar no chão e é só se divertir.

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

PRÉ 1.docx familia.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 08/06 até dia 10/06 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centro de Educação Infantil:

2º Feira (08/06) – Pré I


  • EM São Benedito

2º Feira (08/06) – 1º Anos

3º Feira (09/06) – 2º Anos

4º Feira (10/06) – 3º Anos e Pré II


  • EM Ponto Alto

2º Feira (08/06)– Pré II

3º Feira (09/06) – 1º ano e 2º ano;

4º Feira (10/06) - 3º ano; 4º ano e 5º ano;

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano e 5º Ano


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (08/06) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (09/06)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (10/06)–(Matutino) 3º Ano

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (08/06)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (09/06)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano


  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (09/06) – 4º Anos

4º Feira (10/06)– 5º Anos

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

PRÉ 1.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 11/05 até dia 15/05 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (11/05) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (11/05) – 1º Anos

3º Feira (12/05) – 2º Anos

4º Feira (13/05) – 3º Anos

5º Feira (14/05) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (12/05)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (13/05) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (14/05) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05) - 2º Anos

4º Feira (13/05) - 3º Anos

5º Feira (14/05) - 4º Anos

6º Feira (15/05) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05)- 2º Anos

4º Feira (13/05)- 3º Anos

5º Feira (14/05)- 4º Anos

6º Feira (15/05)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (12/05) – 4º Anos

4º Feira (13/05)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (11/05) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (12/05)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (13/05)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (11/05)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (12/05)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Pré-1-atividades-extras.ppt

Artes

Ciranda da Literatura

Música para antes da história.mp4

Vai começar a história!

Família, que tal uma música para dar início à contação de história?

A margarida friorenta.mp4

A Margarida friorenta

de Fernanda Lopes de Almeida

Esse livro tem o intuito de valorizar a infância, a boa ação, cuidado, respeito e o amor às plantas. Percebendo através das atitudes vivenciadas a importância da afetividade sincera na vida de cada ser humano.

O Leão e o rato.mp4

O Leão e o Rato de Esopo

As fábulas são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo. Seus personagens quase sempre são animais ou objetos fictícios. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação.

Essa fábula ensina as crianças, que todos, independentes do tamanho, somos necessários e podemos colaborar com os demais. Ela nos ensina que jamais devemos depreciar a capacidade nem as promessas dos demais, por menores que sejam. Em algum momento elas se cumprirão.

Educação Física

VID-20200402-WA0020.mp4

Que tal juntar meias coloridas e partir para a brincadeira?

Vídeos

atividade 1 parte 2.mp4 mindrea.mp4


VID-20200413-WA0027.mp4


VID-20200414-WA0082.mp4


vou brincar la no quintal.mp4 prof andre.mp4


1ª Semana

Contação de Histórias

Contação de História: Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque

Objetivo de aproximar as crianças e trazer alegria e magia através de histórias. ♥

Hoje trago 3 canções

Musiquinhas que os meus pequenos adoram cantar e dançar.

Duas pequenas histórias com gestos

A pequena lagarta e 2 Passarinhos Objetivo de aproximar as crianças e trazer magia e alegria através de histórias

O passarinho que engoliu uma estrela

Ser diferente as vezes não é nada fácil, é assim que se sentiu o passarinho, após ter engolido uma estrela e se tornado diferente dos outros pássaros. Escritora Laurie Cohen.

Festa no salão

Dani Caquinha é uma menina que adorava cutucar e comer a catota do nariz. Com rimas e animação, esse livro descreve esse hábito um tanto nojento, mas que ao mesmo tempo faz com que simpatizemos com a personagem. Escritor Sérgio Biscaldi.

O minhoco apaixonado

O minhoco apaixonado é a história de um minhoco meio atrapalhado, que ganha um presente muito especial. Escritora Alessandra Pontes Roscoe.

O vestido Azul

Julia era uma menina que se sentia triste e infeliz, porém o professor dela tem uma ideia que revoluciona não só a vida da menina, mas também de muitas outras

pessoas! Escritor desconhecido.

O homem que amava caixas

Essa é a história de um homem que tem uma mania um pouco estranha, mas é através dela, que ele consegue expressar o amor pelo seu filho. Escritor Stephen Michael King

Pitunça - Conto de acumulação

O conto de acumulação Pitunça faz parte do acervo de histórias de tradição oral que minha bisavó Carmem contava para a família. Procurei bastante sobre sua origem, porém não achei. Como nossa bisa veio da Espanha, achamos que tenha trazido esta história de lá. Contos de acumulação, assim como já passei pra vocês, são aqueles que tem um assunto que puxa o outro e outro.... Esse se mostra da forma bem clássica, com a repetição dos elementos e seguindo sempre a mesma sequência. As crianças adoram isso! Contei utilizando as imagens e o varal, pois dessa forma trabalhamos, além da memória auditiva, também a visual das crianças. Para contadores sem muita experiência, essa técnica facilita a contação. Você em casa, pode desenhar e pintar as imagens junto com as crianças antes de contá-la. A Bisa Carmem contava pra vó essa história que estava na sua caixola, que contava pra mãe e pra tia, que contava pra mim, pra mana e pros primos, que contamos pros nossos filhos e eu conto pra vocês.

Sr. Mané e Sr. José - Brincadedo- História de brincar

Trouxe hoje uma outra história de Brincar. Nesse tipo de histórias utilizamos somente os gestos para contá-las e apesar de serem indicadas para o público das crianças menores, por sua curta duração, as crianças maiores adoram brincar, decorar e contar para os menores e toda a família. Assim como o outro brincadedo que já trouxe aqui, aprendi esse na época que lecionei na escola Waldorf, pois esse é um tipo de histórias muito comum no jardim de infância.

A tromba do elefantinho - Lenda africana

Hoje trouxe pra vocês uma lenda africana que conheci através da contadora de histórias Ilana Kaplan. Essa lenda conta como os elefantes (conhecidos por lá como AJANAKU) começaram a ter essas trombas tão compridas como conhecemos hoje em dia. As lendas são histórias de tradição oral que passam de geração em geração.

Surgiram há muitos anos atrás, quando os povos antigos não conseguiam explicar muitas coisas que aconteciam e criavam suas lindas narrativas. As lendas trazem histórias diferentes de acordo com os povos que as criaram, suas crenças, suas tradições e vivências.

O Porquinho do vovô - Contos desenhados

A história que eu trouxe hoje é do livro "Contos desenhados" de Per Gustavson publicado pela Ed Callis. Ela traz uma forma divertida de contarmos histórias brincando. As crianças gostam muito, pois quando começam a perceber o desenho já querem logo dizer o que vamos achar no final. Outra ideia criativa ao contarmos esse tipo de histórias é dizermos o nome dela somente no final, pra ver se eles adivinham. Depois dessa história vocês podem pintar o desenho com as crianças, perguntar sobre o que acham que tem na fazenda, cantar canções com os bichinhos da fazenda, imitar o som e os movimentos dos animais.... iiiii! Tem pano pra manga depois dessa! Vamos lá? 1,2,3 Tem história e desenho dessa vez!

Ed Física

VID-20200331-WA0009.mp4

Explicação

VID-20200331-WA0018.mp4

Bolinhas de sabão

VID-20200331-WA0011.mp4

Mini-circuito

VID-20200331-WA0019.mp4

Sons do nosso corpo

VID-20200331-WA0017.mp4

Festival de Careta

VID-20200331-WA0033.mp4

Meditação do lobo mal