Língua Portuguesa

O mistério no galinheiro

Gabriel era um galo muito vaidoso. Dono de um galinheiro de dar inveja a qualquer fazendeiro, tinha mais de 50 galinhas. Viviam em um ambiente sossegado e feliz! Mas um dia, tudo isso mudou! Leia essa história misteriosa e conheça Gabriel, seu amigo Tião e a raposa malvada.

Um dia na fazenda

Pedro passou um dia inesquecível na fazenda do seu tio João. Ele conheceu vários animais, andou de cavalo e brincou no rio Piquiri! Embarque nesta história e saiba mais sobre os animais criados na fazenda.

Ed. Física

Jogo eletrônico para desenvolver coordenação óculo-manual, atenção, agilidade, concentração e para diversão. Agora é só brincar, no nível avançado.

Arte

Tarsila e a paisagem sonora

Uma viagem pelas paisagens da pintora e os possíveis sons que teriam: a cidade, o campo, a fazenda, o brejo, o cais, a noite...

Conheça mais sobre a vida e a obra da Tarsila no site da artista. O link encontra-se abaixo.

http://tarsiladoamaral.com.br/

Prezados alunos, pais e responsáveis

A partir de hoje, está disponível neste espaço virtual a quinta apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “Mundo dos Animais”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 5

Tema: O Mundo dos Animais

Mundo do animais 1º ano.pdf

Apostila 4

Tema: Histórias que o povo conta

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_ANO_01____620und.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ed. Física

Brincadeiras com música

Nessa atividade usaremos uma música, o objetivo dessa atividade é trabalhar concentração, ritmo, coordenação motora. Clique abaixo e confira!

Apostila 3

Tema: Fazer o bem sem olhar a quem.

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

ANO-01.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 13/07 até dia 17/07 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (13/07) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (13/07) – 1º Anos

3º Feira (14/07) – 2º Anos

4º Feira (15/07) – 3º Anos

5º Feira (16/07) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (14/07)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (15/07) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (16/07) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07) - 2º Anos

4º Feira (15/07) - 3º Anos

5º Feira (16/07) - 4º Anos

6º Feira (17/07) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07)- 2º Anos

4º Feira (15/07)- 3º Anos

5º Feira (16/07)- 4º Anos

6º Feira (17/07)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (14/07) – 4º Anos

4º Feira (15/07)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (13/07) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (14/07)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (15/07)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (13/07)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (14/07)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Atividades complementares

Ed. Física

Brincadeira do rolinho de papel higiênico

Uma atividade muito divertida onde trabalharemos a motricidade fina da criança, habilidades matemáticas, raciocínio lógico.

Ciências

Frutas

Deslize as faixas para montar as frutas e conhecer os benefícios que elas podem trazer para sua saúde

http://www.escolagames.com.br/jogos/frutas/

Artes

WhatsApp Video 2020-06-24 at 13.32.20.mp4

Vamos fazer um brinquedo?

Neste vídeo, o professor de Arte Flavio Bachion mostra como fazer um divertido brinquedo usando materiais que você tem em casa. Vamo assistir?

Apostila 2

Tema: Família

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

miolo_ANO_01_process_20052020.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 08/06 até dia 10/06 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centro de Educação Infantil:

2º Feira (08/06) – Pré I


  • EM São Benedito

2º Feira (08/06) – 1º Anos

3º Feira (09/06) – 2º Anos

4º Feira (10/06) – 3º Anos e Pré II


  • EM Ponto Alto

2º Feira (08/06)– Pré II

3º Feira (09/06) – 1º ano e 2º ano;

4º Feira (10/06) - 3º ano; 4º ano e 5º ano;

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano e 5º Ano


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (08/06) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (09/06)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (10/06)–(Matutino) 3º Ano

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (08/06)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (09/06)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano


  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (09/06) – 4º Anos

4º Feira (10/06)– 5º Anos

Apostila 1

Tema: Coronavírus

1º Ano.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ciranda da Literatura

1º ano Atividades Complementares.docx

Arte

WhatsApp Video 2020-05-26 at 16.20.18.mp4

Pequeno cineasta

Vamos brincar de fazer cinema? Após assistir o vídeo ao lado, com a ajuda de um responsável, construa uma câmera com caixa, pode ser de sapato, de leite, etc. Ou se não tiver em casa nenhuma caixa, use o rolo de papel higiênico para montar uma câmera de cinema. Agora é só sair pela casa ou pelo quintal e ir selecionando coisas pra olhar, como se estivesse montando um filme. Pode organizar os brinquedos, objetos, e ir construindo a sua história com o olhar através da câmera.

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 11/05 até dia 15/05 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (11/05) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (11/05) – 1º Anos

3º Feira (12/05) – 2º Anos

4º Feira (13/05) – 3º Anos

5º Feira (14/05) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (12/05)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (13/05) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (14/05) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05) - 2º Anos

4º Feira (13/05) - 3º Anos

5º Feira (14/05) - 4º Anos

6º Feira (15/05) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05)- 2º Anos

4º Feira (13/05)- 3º Anos

5º Feira (14/05)- 4º Anos

6º Feira (15/05)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (12/05) – 4º Anos

4º Feira (13/05)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (11/05) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (12/05)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (13/05)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (11/05)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (12/05)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Português

UM DIA, ATRAVESSANDO UMA PONTE PRÓXIMA À MINHA CASA, PERCEBI QUE HAVIA ALI, AO LADO, UM BALÃO ESTACIONADO. ISSO MESMO! UM BALÃO DAQUELES ENORMES, CHEIO DE GÁS, COLORIDO E GORDO! NÃO RESISTI E FUI ESPIAR BEM DE PERTO.

QUER SABER O QUE ACONTECEU? LEIA TODA A HISTÓRIA E CONHEÇA MINHAS AVENTURAS!

O casamento da Mimosa

A VACA MIMOSA QUER CASAR. ENFEITA-SE COM FLORES E VÉU NA CABEÇA. ENTRA NA FILA QUEM QUER SER SEU PAR. VEIO O BOI BUMBÁ, O CAPRICHOSO, O GARANTIDO E ATÉ O BOITATÁ! COM QUAL DELES ELA IRÁ CASAR?


Palavras e desenhos

PARA OS ANIMAIS, OS SENTIMENTOS, OS OBJETOS, OS TIPOS DE PESSOAS, ENFIM, PARA DAR NOME A TUDO QUE EXISTE NESTE MUNDO, SEMPRE HÁ UMA OU MAIS PALAVRAS!

A CADA VEZ QUE ASSOCIAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS AO DESENHO, VOCÊ GANHA CORES. DEPOIS, É SÓ PINTAR E IMPRIMIR A SUA OBRA DE ARTE!


Brincando com as vogais

COMPLETE AS LACUNAS COM VOGAIS PARA FORMAR AS PALAVRAS INDICADAS NO DESENHO.

NO FINAL, VOCÊ PODE MOSTRAR QUE CONHECE TODAS ESSAS LETRAS, USANDO O MARTELO PARA BATER NOS PALHAÇOS QUE TRAZEM VOGAIS PARA O PICADEIRO.


E AGORA VAMOS CANTAR O ABC!!!


Inglês

Aprender brincando é sempre melhor, por isso estamos sugerindo dois links para vocês se divertirem.

O primeiro é o Duolingo, aplicativo que também estamos sugerindo em nossa apostila para complementar a aprendizagem diária. No site Duolingo temos a opção ou não de criar um perfil que vai registrando o desempenho durante as atividades.

É só acessar o site abaixo e vamos iniciar

https://www.duolingo.com/welcome

Após acessar o site escolha a opção : exercício mental.

Por último escolha o nível básico ou intermediário

Matemática

A MATEMÁTICA É MUITO LEGAL!

QUEREM AJUDAR O ÔNIBUS A CONTAR O NÚMERO DE PASSAGEIROS? É BEM DIVERTIDO!

ACESSE O LINK ABAIXO, CLIQUE NA ABA “MATIFIC PARA ESCOLAS” E “SUBA NO ÔNIBUS” DEPOIS PODEM AJUDAR O RATO A MORDER CEREJAS. VAMOS LÁ!

EM MATEMÁTICA ADORAMOS NÚMEROS. VAMOS CONTAR?

AGORA VAMOS VER SE VOCÊ CONHECE OS NÚMEROS?

Arte

Cândido Portinari

(Papai, a mamãe ou um irmãozinho pode ler para a criança)

Cândido Portinari é o nome de um artista brasileiro muito famoso. Ele nasceu há mais de cem anos, no comecinho do século passado, em 1903, em uma fazenda de café numa cidade chamada Brodósqui (Brodoswki) que fica no interior de São Paulo.

Legal é que quando criança, Cândido também tinha um apelido. Sabem como era? As pessoas o chamavam de Candinho.

Candinho foi uma criança que adorava brincar de pipa, bola, pula sela, esconde-esconde, e muitas outras brincadeiras ao ar livre, mas também gostava muito de desenhar e pintar. Seus pais perceberam que ele tinha bastante talento e incentivaram o filho a estudar arte.

Um dia, Candinho ganhou um concurso de pintura e foi para Paris. E lá longe, ele sentiu saudades do Brasil e começou a pintar coisas relacionadas com o nosso país. Cenas de pessoas trabalhando no campo, festas e também as brincadeiras que gostava quando era garoto.

Cândido Portinari se tornou um artista muito famoso no Brasil e em outros países.

Vamos saber mais sobre Portinari? Veja os vídeos abaixo.

Ciências

VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS?

QUE TAL COLOCÁ-LOS EM SEU HABITAT (SUA MORADA)

Educação Física

Atividade de concentração

Que tal aliar Ed. Física com Arte e Inglês? Essa atividade é muito divertida e para realizar precisa conhecer também as cores.

Confira mais atividades no link abaixo.


Ciranda da Literatura

Música para antes da história.mp4

Vai começar a história!

Família, que tal uma música para dar início à contação de história?

A margarida friorenta.mp4

A Margarida friorenta

de Fernanda Lopes de Almeida

Esse livro tem o intuito de valorizar a infância, a boa ação, cuidado, respeito e o amor às plantas. Percebendo através das atitudes vivenciadas a importância da afetividade sincera na vida de cada ser humano.



O Leão e o rato.mp4

O Leão e o Rato de Esopo

As fábulas são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo. Seus personagens quase sempre são animais ou objetos fictícios. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação.

Essa fábula ensina as crianças, que todos, independentes do tamanho, somos necessários e podemos colaborar com os demais. Ela nos ensina que jamais devemos depreciar a capacidade nem as promessas dos demais, por menores que sejam. Em algum momento elas se cumprirão.

1ª Semana

Português

VAMOS COMEÇAR!

Vamos começar com uma contação de história bem engraçada? Tenho certeza que vocês vão rir muito.

GOSTOU?

Então converse com sua família e responda qual é o nome do fantoche muito engraçado do vídeo? Qual a parte que você mais gostou? Faça um desenho sobre a história, use muitas cores e criatividade!!!

VOCÊ SABIA QUE AS LETRINHAS FALAM?


Sim, cada letra do alfabeto tem uma forma visual e escrita e um sonzinho, vamos aprender com esse vídeo, que tem uma música que mostra isso!!!

Mas você tem que cantar junto!!!

Olha que LEGAL !!


Abaixo 7 idéias de atividades muito lúdicas para alfabetização (tipo, faça você mesmo, MÃOS A OBRA). Peça ajuda de um adulto.


Matemática

Você gosta de jogos?

Que tal aprender matemática jogando, acesse:

SEGUE UM LIVRO PARA UMA DELICIOSA LEITURA:


Artes

Boi de mamão

Assista um vídeo sobre a brincadeira de Boi de Mamão, clicando no link abaixo.


Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo catarinense do litoral, destacam-se as chamadas Brincadeiras de Boi, trazida pelos imigrantes açorianos. A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso, a mais apreciada dança folclórica da região litorânea. Sendo uma das manifestações populares mais antigas de Santa Catarina, recebendo maior destaque entre o Natal e o dia de Reis. Há divergências quanto ao nome Boi de mamão. Uma versão conta que na falta de um crânio de boi, este era substituído por um mamão verde, outra que quem dançava debaixo do boi também gostava de tomar cachaça e por isso ficava “mamado”.

Ciranda

CIRANDA DA LITERATURA

A importância de ouvir histórias e do contato da criança com o livro, em busca de trazer o hábito da leitura e da oralidade desde a educação infantil, e contribuir com a alfabetização e a formação de leitores e escritores. Pois a leitura amplia por meio das oportunidades de compreensão comunicativa à organização de pensamentos e ideias, passando por todo um processo de aperfeiçoamento, almejando torná-lo um cidadão crítico, letrado, melhor preparado para o mercado de trabalho, entre outros benefícios que a leitura apresenta.

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na infância em que todos os hábitos se formam, pois, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, envolvendo também a arte de criar e compor textos. Sendo assim, é considerado um instrumento motivador e desafiador; é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Para aprimorar tudo isso segue algumas sugestões de canais do YouTube com belíssimas contações de histórias para vocês curtirem com seus filhos. Aproveitem!!!

Ed Física

IMG_1300.MOV

Meias no Balde

IMG_1302.MOV

Corrida

IMG_1303.MOV

Corrida do nó