Prezados alunos, pais e responsáveis

Está disponível neste espaço virtual a oitava apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “As diferentes formas de comunicação e tecnologia”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 8

Tema: As diferentes formas de comunicação e tecnologia

Projeto Diferentes formas de comunicação e tecnologias 4º Ano pdf 2 (1).pdf

Apostila 7

Tema: Aqui é meu lugar

Projeto Aqui é meu lugar Araquari 4º Ano.pdf
Ciranda 4º ano (1).doc
Atividade de Inglês 4º ano (1).doc


Apostila 6

Tema: O Mundo das Plantas

Projeto 4º ano Mundo das Plantas.pdf

Educação Física

Queimada de garrafas

A queimada é um jogo geralmente de equipe, mas como na pandemia devemos evitar aglomerações, essa vai ser individual. A queimada tem vários objetivos como rapidez de pensamento, agilidade, pontaria, além de ser muito divertido!

Tapete do Movimento

Essa atividade super divertida nós vamos trabalhar agilidade, lateralidade, coordenação óculo-pedal, concentração. Para fazer você vai precisar colocar 4 papéis a sua frente com determinadas cores, dependendo do seu espaço use a criatividade. Agora é só brincar, pisando nas cores que aparecerem na tela.

Arte

Tarsila e a paisagem sonora

Uma viagem pelas paisagens da pintora e os possíveis sons que teriam: a cidade, o campo, a fazenda, o brejo, o cais, a noite...

Conheça mais sobre a vida e a obra da Tarsila no site da artista. O link encontra-se abaixo.

http://tarsiladoamaral.com.br/

Prezados alunos, pais e responsáveis

A partir de hoje, está disponível neste espaço virtual a quinta apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “Mundo dos Animais”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 5

Tema: O Mundo dos Animais

PROJETO O mundo dos animais 4º ANO.pdf

Apostila 4

Tema: Histórias que o povo conta

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_ANO_04____435und.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ed. Física

Bexiga e copo

Essa é uma atividade super divertida, onde podemos trabalhar a concentração, melhorar a capacidade pulmonar, exercitar o diafragma, entre outros. Clique abaixo e confira!

Apostila 3

Tema: Fazer o bem sem olhar a quem.

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

ANO-04.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 13/07 até dia 17/07 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (13/07) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (13/07) – 1º Anos

3º Feira (14/07) – 2º Anos

4º Feira (15/07) – 3º Anos

5º Feira (16/07) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (14/07)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (15/07) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (16/07) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07) - 2º Anos

4º Feira (15/07) - 3º Anos

5º Feira (16/07) - 4º Anos

6º Feira (17/07) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07)- 2º Anos

4º Feira (15/07)- 3º Anos

5º Feira (16/07)- 4º Anos

6º Feira (17/07)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (14/07) – 4º Anos

4º Feira (15/07)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (13/07) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (14/07)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (15/07)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (13/07)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (14/07)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Atividades complementares

Ed. Física

Queimada de tampinhas

Vamos fazer um jogo muito legal, que as crianças gostam muito de participar na escola. Mas aqui será adaptado para jogar com pouco espaço, trabalhando a coordenação motora fina e a coordenação óculo manual. Junte umas tampinhas e é só se divertir.

Matemática

Tabuada do Dino

O Dino quer brincar no mundo mágico e para isso precisa de sua ajuda com a tabuada.

Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/

Apostila 2

Tema: Família

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

miolo_ANO_04_process_20052020.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 08/06 até dia 12/06 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centro de Educação Infantil:

2º Feira (08/06) – Pré I


  • EM São Benedito

2º Feira (08/06) – 1º Anos

3º Feira (09/06) – 2º Anos

4º Feira (10/06) – 3º Anos e Pré II


  • EM Ponto Alto

2º Feira (08/06)– Pré II

3º Feira (09/06) – 1º ano e 2º ano;

4º Feira (10/06) - 3º ano; 4º ano e 5º ano;

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano e 5º Ano


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (08/06) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (09/06)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (10/06)–(Matutino) 3º Ano

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (08/06)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (09/06)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano


  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (09/06) – 4º Anos

4º Feira (10/06)– 5º Anos

Apostila 1

Tema: Coronavírus

Instruções pais.pdf

Instruções para os pais/responsáveis

4º Ano.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ciranda da Literatura

4º ano Atividades Complementares.docx

Arte

WhatsApp Video 2020-05-26 at 16.20.18.mp4

Pequeno cineasta

Vamos brincar de fazer cinema? Primeiro passo é assistir o vídeo ao lado.

Já assistiu? Agora construa uma câmera com caixa, pode ser de sapato, de leite, etc. Ou se não tiver em casa nenhuma caixa, use o rolo de papel higiênico para montar uma câmera de cinema. Agora é só sair pela casa ou pelo quintal e ir selecionando coisas pra olhar, como se estivesse montando um filme. Pode organizar os brinquedos, objetos, e ir construindo a sua história com o olhar através da câmera.

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 11/05 até dia 15/05 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (11/05) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (11/05) – 1º Anos

3º Feira (12/05) – 2º Anos

4º Feira (13/05) – 3º Anos

5º Feira (14/05) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (12/05)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (13/05) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (14/05) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05) - 2º Anos

4º Feira (13/05) - 3º Anos

5º Feira (14/05) - 4º Anos

6º Feira (15/05) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05)- 2º Anos

4º Feira (13/05)- 3º Anos

5º Feira (14/05)- 4º Anos

6º Feira (15/05)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (12/05) – 4º Anos

4º Feira (13/05)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (11/05) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (12/05)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (13/05)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (11/05)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (12/05)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Português

Neste jogo queremos saber se você é fera em português. Clique no link e separe as sílabas das

palavras corretamente .

Você gosta de caça-palavras?

Então pode escolher um tema e mãos-a-obra!

Inglês

Aprender brincando é sempre melhor, por isso estamos sugerindo dois links para vocês se divertirem.

O primeiro é o Duolingo, aplicativo que também estamos sugerindo em nossa apostila para complementar a aprendizagem diária. No site Duolingo temos a opção ou não de criar um perfil que vai registrando o desempenho durante as atividades.

É só acessar o site abaixo e vamos iniciar

https://www.duolingo.com/welcome

Após acessar o site escolha a opção : exercício mental.

Por último escolha o nível básico ou intermediário

Matemática

Você já sabe tabuada?

Então que tal jogarmos usando ela? Será muito divertido!

Ciências

Heróis dos mares

O fundo do mar está repleto de lixo! A vida marinha vem sendo prejudicada e não podemos deixar que ela acabe.

Pilote o submarino com destreza e recolha todo o lixo que encontrar.

Jogo Educativo sobre o lixo nos oceanos.

Arte

Cândido Portinari

Cândido Portinari é o nome de um artista brasileiro muito famoso. Ele nasceu há mais de cem anos, no comecinho do século passado, em 1903, em uma fazenda de café numa cidade chamada Brodósqui (Brodoswki) que fica no interior de São Paulo.

Legal é que quando criança, Cândido também tinha um apelido. Sabem como era? As pessoas o chamavam de Candinho.

Candinho foi uma criança que adorava brincar de pipa, bola, pula sela, esconde-esconde, e muitas outras brincadeiras ao ar livre, mas também gostava muito de desenhar e pintar. Seus pais perceberam que ele tinha bastante talento e incentivaram o filho a estudar arte.

Um dia, Candinho ganhou um concurso de pintura e foi para Paris. E lá longe, ele sentiu saudades do Brasil e começou a pintar coisas relacionadas com o nosso país. Cenas de pessoas trabalhando no campo, festas e também as brincadeiras que gostava quando era garoto.

Cândido Portinari se tornou um artista muito famoso no Brasil e em outros países.

Vamos saber mais sobre Portinari? Veja os vídeos abaixo.

Educação Física

VID-20200426-WA0007.mp4

Amarelinha

Aproveite o dia, convide toda sua família e vá brincar de amarelinha.

Ciranda da Literatura

O tempo e seu valor

O Tempo e seu valor

Em uma terra abençoada

Repleta de riquezas naturais,

As pessoas apressadas

Lutavam sem descansar

Em busca de seus ideais.

Tornando-se egoístas

Pensando somente em si

Muitos filhos já não sabiam

O que significava ter pais.

Pouco, bem pouco sorriam,

Pois sua família trabalhava demais,

E a frase que mais ouviam era:

“ Não tenho tempo”,


E a rotina predominava com dias sempre iguais.


De repente tudo mudou...

As casas cheias de gente

Lá fora o mundo parou,

O tempo passou a ser precioso,

A família voltou a ser o bem mais valioso.

Nos meios de comunicação

Só uma coisa se ouvia,

O tal CORONAVIRUS,

Com novas vítimas todos os dias.

As crianças com essas mudanças,

Não sabiam o que pensar.

“ Que bicho tão perigoso é esse?

Que fez papai e mamãe parar?

Será bom ou mau?


Às vezes até confundo, E fico me perguntando:

Qual será o futuro do mundo?”


Escrito por: Márcia Deisi Fischer e Adilson José Tlusz

Um ano muito diferente

Nosso ano começou divertido e cheio de novidades, todos voltaram à escola com muitos planos, revendo e abraçando os amigos e professores. Tudo ia muito bem, até que... um vírus invisível aos olhos, mas muito, muito perigoso virou notícia de jornal no mundo inteiro, ele era causador de vários males a saúde e portanto todos deveriam tomar alguns cuidados recomendados pelos médicos, para que ele não se espalhasse rapidamente causando estragos gigantescos: o Coronavírus.

As recomendações eram: lavar muito bem as mãos com água e sabão, fazer uso de álcool gel, não ficar em ambientes fechados com muitas pessoas ao redor, evitar tossir ou espirrar sem uso de lenço de papel, pois a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por contato próximo, através de toque, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas. Para que não houvesse um número grande de pessoas doentes ao mesmo tempo, foi decretado pelas autoridades competentes que todos ficassem em casa, as aulas e atividades de trabalho em sua maioria foram suspensas até que o perigo maior passasse.

As famílias tiveram que se adaptar à novas realidades, buscar soluções para juntas enfrentarem os problemas que vieram com o vírus, mas com muito amor e carinho, pais e filhos realizaram atividades interessantes, como cuidar uns dos outros, criar receitas culinárias, plantar e regar jardins, conversar com seus amigos e familiares através de celulares, para transmitir carinho nesse momento tão difícil.

Os professores desenvolveram atividades escolares para os alunos estudarem a distância, até o retorno das aulas,

contando com a participação dos familiares para auxiliar as crianças nessas tarefas, criando assim uma rede de amizade, educação e respeito pelo momento vivido, nunca esquecendo que quando família e escola trabalham juntas, os resultados são surpreendentes.

Mas essa história ainda não acabou...

Em uma folha ou caderno faça o seguinte:

  1. Como você espera que ela acabe?

  2. Faça um desenho bem bonito para ilustrar o final.


1ª Semana

Português

E aí pessoal! Que tal controlar um robô? O Robô Pega Letras precisa ser controlado por uma criança bem inteligente! Ele deve andar por toda a fábrica em busca das letras que formam a palavra indicada. A fábrica pode ser um lugar perigoso, cuidado para não trombar com a empilhadeira ou ser esmagado pela prensa.

Brincando de forca

Quem é que não gosta de brincar de forca? Neste link você pode mostrar que é fera e decifrar as palavras.

JOGO DA MEMÓRIA

Funciona assim: Os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reúnem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos. Para ficar mais difícil, pode-se pular a parte em que se escolhe um cômodo específico e ficam valendo todos os objetos da casa. Se tiver muita gente para participar, pode-se dividir em grupos e ganha o grupo que acertar um maior número de objetos. A brincadeira pode ser incrementada! Além de acertar o objeto, a pessoa terá que soletrar o nome do objeto.

Matemática

Vamos brincar com os números? Guie a corujinha pela floresta dos números e se torne um Mestre da Tabuada.

O caminho está repleto de inimigos e vários números podem te confundir.

Voe alto, seja ágil e mostre que você já aprendeu a tabuada!

Antecessores e Sucessores

O professor Sapão e seu gato vão testar seus conhecimentos sobre números antecessores e sucessores. A cada resposta certa, você evita que o bichano caia na água. Ele odeia tomar banho! Não perca tempo, estamos a sua espera, na lagoa.


Ciências

Classificação dos Animais

Crianças, chegou a hora de testar seus conhecimentos sobre a classificação dos animais. Prepare-se para responder questões sobre: invertebrados, vertebrados, mamíferos, aves, répteis, peixes, aracnídeos, insetos, crustáceos e anfíbios.

Após acertar 5 questões, vá até a lagoa, para ajudar o professor a se alimentar.

Artes

Boi de mamão

Assista um vídeo sobre a brincadeira de Boi de Mamão, clicando no link abaixo.


Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo catarinense do litoral, destacam-se as chamadas Brincadeiras de Boi, trazida pelos imigrantes açorianos. A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso, a mais apreciada dança folclórica da região litorânea. Sendo uma das manifestações populares mais antigas de Santa Catarina, recebendo maior destaque entre o Natal e o dia de Reis. Há divergências quanto ao nome Boi de mamão. Uma versão conta que na falta de um crânio de boi, este era substituído por um mamão verde, outra que quem dançava debaixo do boi também gostava de tomar cachaça e por isso ficava “mamado”.

Ciranda

CIRANDA DA LITERATURA

A importância de ouvir histórias e do contato da criança com o livro, em busca de trazer o hábito da leitura e da oralidade desde a educação infantil, e contribuir com a alfabetização e a formação de leitores e escritores. Pois a leitura amplia por meio das oportunidades de compreensão comunicativa à organização de pensamentos e ideias, passando por todo um processo de aperfeiçoamento, almejando torná-lo um cidadão crítico, letrado, melhor preparado para o mercado de trabalho, entre outros benefícios que a leitura apresenta.

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na infância em que todos os hábitos se formam, pois, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, envolvendo também a arte de criar e compor textos. Sendo assim, é considerado um instrumento motivador e desafiador; é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Para aprimorar tudo isso segue algumas sugestões de canais do YouTube com belíssimas contações de histórias para vocês curtirem com seus filhos. Aproveitem!!!

Ed Física

IMG_1300.MOV

Meias no Balde

IMG_1302.MOV

Corrida

IMG_1303.MOV

Corrida do nó