Educação Física

Jogo das mãos

Jogo eletrônico para desenvolver coordenação óculo-manual, atenção, agilidade, concentração e para diversão. Agora é só brincar.

Arte

Tarsila e a paisagem sonora

Uma viagem pelas paisagens da pintora e os possíveis sons que teriam: a cidade, o campo, a fazenda, o brejo, o cais, a noite...

Conheça mais sobre a vida e a obra da Tarsila no site da artista. O link encontra-se abaixo.

http://tarsiladoamaral.com.br/

Prezados alunos, pais e responsáveis

A partir de hoje, está disponível neste espaço virtual a quinta apostila de atividades remotas feitas exclusivamente para nossos alunos. Sob o tema “Mundo dos Animais”, as atividades foram elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino para os alunos do Pré 1 ao 5º ano e compiladas em formato de apostila, contemplando todas as disciplinas.

Apostila 5

Tema: O Mundo dos Animais

Pré 2.pdf
Anexo pré 2.docx

Apostila 4

Tema: Histórias que o povo conta

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_PRE_02____573und.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ed. Física

Brincadeiras com música

Nessa atividade usaremos uma música, o objetivo dessa atividade é trabalhar concentração, ritmo, coordenação motora. Clique abaixo e confira!

Apostila 3

Tema: Fazer o bem sem olhar a quem.

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

_PRE-02.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 13/07 até dia 17/07 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (13/07) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (13/07) – 1º Anos

3º Feira (14/07) – 2º Anos

4º Feira (15/07) – 3º Anos

5º Feira (16/07) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (14/07)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (15/07) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (16/07) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07) - 2º Anos

4º Feira (15/07) - 3º Anos

5º Feira (16/07) - 4º Anos

6º Feira (17/07) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (13/07) - 1º Anos

3º Feira (14/07)- 2º Anos

4º Feira (15/07)- 3º Anos

5º Feira (16/07)- 4º Anos

6º Feira (17/07)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (14/07) – 4º Anos

4º Feira (15/07)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (13/07) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (14/07)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (15/07)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (13/07)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (14/07)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Atividades complementares

Ed. Física

Brincadeira do rolinho de papel higiênico

Uma atividade muito divertida onde trabalharemos a motricidade fina da criança, habilidades matemáticas, raciocínio lógico.

Artes

WhatsApp Video 2020-06-24 at 13.32.20.mp4

Vamos fazer um brinquedo?

Neste vídeo, o professor de Arte Flavio Bachion mostra como fazer um divertido brinquedo usando materiais que você tem em casa. Vamo assistir?

Apostila 2

Tema: Família

Instruções pais.pdf

Instrução para pais/responsáveis

Pré 2.docx familia.pdf

Apostila

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 08/06 até dia 10/06 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centro de Educação Infantil:

2º Feira (08/06) – Pré I


  • EM São Benedito

2º Feira (08/06) – 1º Anos

3º Feira (09/06) – 2º Anos

4º Feira (10/06) – 3º Anos e Pré II


  • EM Ponto Alto

2º Feira (08/06)– Pré II

3º Feira (09/06) – 1º ano e 2º ano;

4º Feira (10/06) - 3º ano; 4º ano e 5º ano;

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano e 5º Ano


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (08/06) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (09/06)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (10/06)–(Matutino) 3º Ano

  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (08/06) - Pré II e 1º Ano

3º Feira (09/06) - 2º Ano e 3º Ano

4º Feira (10/06) - 4º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (08/06)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (09/06)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano


  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (09/06) – 4º Anos

4º Feira (10/06)– 5º Anos

Apostila 1

Tema: Coronavírus

Instruções pais.pdf

Instruções para os pais/responsáveis

Pré 2.pdf

Apostila

Atividades complementares

Ed. Física

Vamos fazer uma atividade que acontece em todas as casas, mas em forma de circuito. Onde vamos desenvolver habilidades manuais e explorar formas de deslocamento no espaço.

Então é só pegar uns calçados, amarrar um fio e partir para brincadeira!

WhatsApp Video 2020-05-25 at 10.56.14.mp4

Arte

WhatsApp Video 2020-05-26 at 16.20.18.mp4

Pequeno cineasta

Vamos brincar de fazer cinema? Após assistir o vídeo ao lado, com a ajuda de um responsável, construa uma câmera com caixa, pode ser de sapato, de leite, etc. Ou se não tiver em casa nenhuma caixa, use o rolo de papel higiênico para montar uma câmera de cinema. Agora é só sair pela casa ou pelo quintal e ir selecionando coisas pra olhar, como se estivesse montando um filme. Pode organizar os brinquedos, objetos, e ir construindo a sua história com o olhar através da câmera.

Cronograma de entrega
da apostila impressa

(A partir do dia 11/05 até dia 15/05 na Unidade Escolar e turno de acordo com a matrícula do aluno).

ATENÇÃO AOS DIAS DA SEMANA / ANOS ESCOLARES

  • Centros de Educação Infantil:

2º Feira (11/05) – Pré 1


  • EM São Benedito

2º Feira (11/05) – 1º Anos

3º Feira (12/05) – 2º Anos

4º Feira (13/05) – 3º Anos

5º Feira (14/05) – Pré II


  • EM Ponto Alto

3º Feira (12/05)– (vespertino) 1º ano

4º Feira (13/05) – (matutino) 4º ano e 5º ano; (vespertino) 2º ano

5º Feira (14/05) - (matutino) 3º ano; (vespertino) Pré II

  • EM Rosalvo Fernandes

  • EM Amaro Coelho

  • EM João Agnelo Vieira

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05) - 2º Anos

4º Feira (13/05) - 3º Anos

5º Feira (14/05) - 4º Anos

6º Feira (15/05) - 5º Anos e Pré II


  • EM Francisco Jablonsky

2º Feira (11/05) - 1º Anos

3º Feira (12/05)- 2º Anos

4º Feira (13/05)- 3º Anos

5º Feira (14/05)- 4º Anos

6º Feira (15/05)- Pré II

  • EM Prefeito Higino Aguiar

3º Feira (12/05) – 4º Anos

4º Feira (13/05)– 5º Anos


  • EM Antenor Sprotte

2º Feira (11/05) – (Matutino) 1º Ano e (Vespertino) 4º Ano

3º Feira (12/05)– (Matutino) 5º Ano e (Vespertino) 2º Ano

4º Feira (13/05)–(Matutino) 3º Ano


  • EM Cristina Marli Zipf Ribeiro

2º Feira (11/05)– (Matutino) 1º Ano e 2º Ano e (Vespertino) Pré II

3º Feira (12/05)– (Matutino) 3º Ano e 5º Ano e (Vespertino) 4º Ano

Pré-1-atividades-extras.ppt

Ciranda da Literatura

Música para antes da história.mp4

Vai começar a história!

Família, que tal uma música para dar início à contação de história?

A margarida friorenta.mp4

A Margarida friorenta

de Fernanda Lopes de Almeida

Esse livro tem o intuito de valorizar a infância, a boa ação, cuidado, respeito e o amor às plantas. Percebendo através das atitudes vivenciadas a importância da afetividade sincera na vida de cada ser humano.



O Leão e o rato.mp4

O Leão e o Rato de Esopo

As fábulas são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo. Seus personagens quase sempre são animais ou objetos fictícios. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação.

Essa fábula ensina as crianças, que todos, independentes do tamanho, somos necessários e podemos colaborar com os demais. Ela nos ensina que jamais devemos depreciar a capacidade nem as promessas dos demais, por menores que sejam. Em algum momento elas se cumprirão.

Arte

Cândido Portinari

(Papai, a mamãe ou um irmãozinho pode ler para a criança)

Cândido Portinari é o nome de um artista brasileiro muito famoso. Ele nasceu há mais de cem anos, no comecinho do século passado, em 1903, em uma fazenda de café numa cidade chamada Brodósqui (Brodoswki) que fica no interior de São Paulo.

Legal é que quando criança, Cândido também tinha um apelido. Sabem como era? As pessoas o chamavam de Candinho.

Candinho foi uma criança que adorava brincar de pipa, bola, pula sela, esconde-esconde, e muitas outras brincadeiras ao ar livre, mas também gostava muito de desenhar e pintar. Seus pais perceberam que ele tinha bastante talento e incentivaram o filho a estudar arte.

Um dia, Candinho ganhou um concurso de pintura e foi para Paris. E lá longe, ele sentiu saudades do Brasil e começou a pintar coisas relacionadas com o nosso país. Cenas de pessoas trabalhando no campo, festas e também as brincadeiras que gostava quando era garoto.

Cândido Portinari se tornou um artista muito famoso no Brasil e em outros países.

Vamos saber mais sobre Portinari? Veja os vídeos abaixo.

Educação Física

VID-20200402-WA0020.mp4

1ª Semana

Artes

Boi de mamão

Assista um vídeo sobre a brincadeira de Boi de Mamão, clicando no link abaixo.


Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo catarinense do litoral, destacam-se as chamadas Brincadeiras de Boi, trazida pelos imigrantes açorianos. A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso, a mais apreciada dança folclórica da região litorânea. Sendo uma das manifestações populares mais antigas de Santa Catarina, recebendo maior destaque entre o Natal e o dia de Reis. Há divergências quanto ao nome Boi de mamão. Uma versão conta que na falta de um crânio de boi, este era substituído por um mamão verde, outra que quem dançava debaixo do boi também gostava de tomar cachaça e por isso ficava “mamado”.

Ciranda

CIRANDA DA LITERATURA

A importância de ouvir histórias e do contato da criança com o livro, em busca de trazer o hábito da leitura e da oralidade desde a educação infantil, e contribuir com a alfabetização e a formação de leitores e escritores. Pois a leitura amplia por meio das oportunidades de compreensão comunicativa à organização de pensamentos e ideias, passando por todo um processo de aperfeiçoamento, almejando torná-lo um cidadão crítico, letrado, melhor preparado para o mercado de trabalho, entre outros benefícios que a leitura apresenta.

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na infância em que todos os hábitos se formam, pois, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, envolvendo também a arte de criar e compor textos. Sendo assim, é considerado um instrumento motivador e desafiador; é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Para aprimorar tudo isso segue algumas sugestões de canais do YouTube com belíssimas contações de histórias para vocês curtirem com seus filhos. Aproveitem!!!

IMG_1300.MOV

Meias no Balde

IMG_1302.MOV

Corrida

IMG_1303.MOV

Corrida do nó